ESPECIALIDADES

Aqui você vai encontrar todas as especialidades e o que cada uma delas tem a oferecer.
ORTOPEDIA

 

    A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia" e também a especialidade da odontologia intitulada cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial que, por sua vez, cuida do complexo bucomaxilofacial, propriamente dito. Na Fisioterapia a área de fisioterapia ortopédica é a que cuida da avaliação e tratamento das disfunções envolvendo o sistema músculo-esquelético.Existem diversas doenças ósseas que independem do trauma, como o câncer ósseo, luxações congênitas e deformidades ósseas que necessitam de tratamento médico. As hérnias de disco, causadoras de dores intensas na coluna, podem ser operadas tanto por ortopedistas como por neurocirurgiões, dependendo de sua formação.O aumento da velocidade de locomoção do ser humano trouxe também o trauma, considerada uma doença, ao contrário do antigo termo utilizado, que era "acidente".Outro importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, onde temos as lesões esportivas com características próprias de cada esporte em particular (um gesto, uma lesão).

    As lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento, afastando o atleta de suas atividades esportivas por tempo determinado, de acordo com a gravidade da lesão.Um acidente de trânsito terrestre, aéreo ou mesmo doméstico pode acarretar fraturas ósseas complexas, com perdas sanguíneas importantes. As fraturas podem ser "fechadas", isto é, houve uma fratura mas a parte fraturada não se comunicou com a parte externa, sendo por isso considerada uma fratura limpa e que pode ser alinhada e mantida imobilizada com gesso. Outro tipo de fratura é a "exposta", que ocorre quando a fratura tem alguma comunicação com o meio exterior. Um exemplo seria um fêmur fraturado que rasgasse a pele e aparecesse do lado de fora da perna.Embora a traumatologia pareça ser o estudo de todo tipo de trauma, ela lida apenas com as lesões ósseas e musculares tendinosas dos membros superiores, inferiores, bacia e coluna. O trauma abdominal é visto pelo cirurgião geral, o trauma craniano pelo neurocirurgião, o trauma de tórax frequentemente é avaliado pelo ortopedista porém as suas complicações Hemotórax Pneumotórax são avaliados pelo cirurgião torácico ou pelo cirurgião Geral, etc. Se tiver dúvidas, doenças ou fraturas (Ossos e músculos) consulte o médico.

 

FISIOTERAPIA

 

    É o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Para isso, usa métodos como massagem e ginástica, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos especiais. Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental.

 

PSICOLOGIA

 

   Psicoterapia Individual- Esse tipo de terapia tem como um dos principais objetivos restabelecer o equilíbrio psicológico, obter melhoria sintomática e concomitantemente melhorar a adaptação do individuo ao meio.

   Orientação Vocacional- Permite em conjunto com a avaliação psicológica o entendimento de suas potencialidades. Traçando de acordo com o seu perfil algumas opções de carreiras a seguir. E a partir daí, o sujeito irá examinar com clareza as alternativas, associando-as às possibilidades que o mercado oferece e fazer sua escolha com maior segurança.

   Avaliação Psicológica- A partir da avaliação psicológica podemos estudar a personalidade de cada sujeito, envolvendo as suas competências cognitivas, de memória etc. Com ajuda de testes e técnicas de avaliação podemos elaborar um diagnóstico mais preciso, bem como ajudar no processo de orientação vocacional, através da avaliação das aptidões.

   Psicoterapia de Casal- A psicoterapia de casal pode ser propiciadora do desenvolvimento de uma relação geradora de diálogo, ajudando o casal a tolerar e integrar a cisão das suas polaridades e ambivalências. Ajudando-os ainda, a evoluir para uma relação baseada no respeito e na cumplicidade.

     Acompanhamento Psicoterápico com Idosos- O acompanhamento pode proporcionar ao idoso um espaço aberto de diálogo, afastando com isso problemas comuns dessa fase como ansiedade e depressão. Tendo oportunidade, de traçar junto ao profissional novas possibilidades e metas dentro de suas limitações a fim de se alcançar melhor qualidade de vida, e em conseqüência melhoria na saúde.

NUTRIÇÃO

 

   A nutrição clínica é a área da nutrição cujas atividades do nutricionista são: prestar assistência dietética e promover educação nutricional de indivíduos, sadios ou enfermos, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde.

     O principal foco é a prevenção da doença através de um estilo de vida saudável em que o trabalho de incluir novos hábitos alimentares se mescla com os hábitos alimentares socioculturais já existentes e que devem ser respeitados e mantidos.

    Na manutenção do equilíbrio e prevenção de doenças o principal foco é a perda de peso, já que hoje em dia o principal problema de saúde pública no mundo é o excesso de gordura corporal.

    Dificilmente as pessoas pensam em prevenção de doenças e só se preocupam com a nutrição quando alguma alteração orgânica já existe, e aí o nutricionista também age diminuindo e até revertendo algumas patologias como: obesidade, pressão alta e doenças cardiovasculares, diabetes, doenças renais, doenças inflamatórias intestinais, alergias alimentares. Além disso, o nutricionista clínico é responsável por evitar deficiências nutricionais específicas em crianças e idosos, em vegetarianos e pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.

   Na área esportiva, o atendimento nutricional é especializado para praticantes de atividade física de diversas modalidades, oferecendo suporte nutricional ao treinamento, através da alimentação e suplementação adequadas.

     No acompanhamento clínico nutricional realizado na Kire Fisioterapia nós iniciamos com uma consulta de 1 hora, em que conhecemos a história do paciente, os hábitos adquiridos desde a infância, ritmo intestinal, ingestão hídrica, gostos e preferências alimentares, rotina diária e horários, prática de atividade física. Após isso detalhamos o consumo alimentar e fazemos uma antropometria completa com determinação do percentual de gordura. E finalmente detectamos os pontos que devem ser melhorados para alcançarmos o objetivo que o paciente nos trouxe e os novos objetivos que identificamos durante a consulta.

   Após 1 semana do encontro inicial o paciente recebe pessoalmente seu plano alimentar conforme o estabelecido na primeira consulta. O acompanhamento se dá mensalmente até o perfeito alcance dos objetivos.

CLÍNICO GERAL

 

       É a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar. Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas, sendo a especialidade médica a partir da qual se diferenciaram todas as outras áreas clínicas como Cardiologia, Reumatologia, Oncologia, Alergologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia,Nefrologia e Pneumologia.

No Brasil, o especialista em clínica médica deve cumprir, além do curso de Medicina, dois anos de Residência médica em Clínica Médica. O termo "clínico geral" é erroneamente e popularmente utilizado para designar o médico sem especialização. O termo mais correto para designar o médico sem especialização é "generalista".

ACUPUNTURA

 

   A acupuntura é uma técnica de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele, denominados “meridianos” (canais de energia, onde se localiza “pontos “ que deverão ser estimulados tanto para sedação , como para tonificação, com o objetivo de equilibrar a energia vital do ser humano). Podem ser utilizados neste processo: agulhas, ventosas, massagens, e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada à partir da erva artemísia (moxabustão). Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, gastrite, stress, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária, dentre outros.Uma das variações da acupuntura tradicional é a chamada auriculoterapia ou acupuntura auricular. É um método de diagnóstico e tratamento baseado no estímulo de pontos existentes no pavilhão auricular, através de agulhas, sementes, esferas de ouro, prata e cristal; e fundamentado também na Medicina Tradicional Chinesa. Idéias similares, segundo as quais uma parte do corpo seria um mapa dos órgãos, são sustentadas pelos iridologistas (a íris é o mapa do corpo) e reflexologistas (o pé é o mapa do corpo).

FISIATRIA

 

   Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação é a área da medicina responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de doenças que geram algum grau de incapacidade, o que engloba desde casos mais leves - como uma dor nas costas (lombalgia) - até lesões mais graves como seqüelas de um derrame cerebral (acidente vascular cerebral).Seu principal objetivo é restabelecer as funções prejudicadas pela doença, utilizando múltiplos recursos. A FISIATRIA cuida ainda de doenças muito sérias do sistema músculo esquelético, que levam a limitações funcionais muito severas. Ela trata, por exemplo, de um bebê com mal formações congênitas, pessoas que sofreram grave acidente de carro ou idosos com seqüela de fraturas de bacia ou do fêmur, bem como de lesões medulares e cerebrais, derrames, amputações, e algumas doenças degenerativas como a esclerose múltipla . Todos esses pacientes necessitam de um longo processo de reabilitação. Os meios de diagnóstico do fisiatra são os mesmos que os de outros médicos, acrescidos de técnicas especiais como a eletromiografia, estudo de neurocondução, potenciais evocados, espiroergometria e avaliação isocinética computadorizada. Estas técnicas auxiliam o fisiatra a diagnosticar doenças que causam dor, fraqueza, formigamento, limitação do movimento e deformidade.

PEDIATRA

   A Pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Pessoas como crianças e adolescentes se estiverem com doenças devem dirigir-se ao seu pediatra.

Os aspectos preventivos envolvem ações como o aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.

YOGA

 

  Yoga ou ioga, significa controlar, unir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. Yoga é uma filosofia de vida que tem sua origem na Índia, há mais de 5000 anos, e atualmente é conhecido não apenas como uma filosofia de vida, mas também como sistema holístico que trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo. A yoga trabalha as emoções, ajuda as pessoas a agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos, além de trazer um profundo relaxamento, concentração, tranqüilidade mental, fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

 

Sivananda Yoga

 

   Trata-se de uma prática de síntese dos principais ramos do Yoga tradicional (Karma, Bhakti, Hatha, Raja e Jñana Yoga), segundo o mestre Swami Sivananda Saraswati. Este método foi elaborado na conhecida Yoga Vedanta Forest Academy de Rishikesh,Índia, uma das primeiras instituições abertas aos praticantes ocidentais. Trazido pela primeira vez ao ocidente em 1957 por Swami Vishnu Devananda - um dos principais discípulos de Sivananda - foi logo adaptado às necessidades da sociedade atual, propondo uma atenção especial aos cinco pontos básicos: 1) Exercícios (ásanas), 2) Respiração (pranayama), 3) Relaxação (shavasana), 4) Alimentação (vegetariana), 5) Atitude positiva e meditação (dhyana). Estes pontos visam sobretudo a refinar a higiene de vida do praticante, o que resulta em uma melhor consciência do verdadeiro propósito do Yoga. As aulas práticas são estruturadas em uma série de 12 ásanas principais (com variações), precedidos pela saudação ao sol e respiratórios. Há também uma ênfase no aprendizado dos mantras sânscritos tanto em forma de canto (kirtan) como para suporte à meditação.

 

FONOAUDIOLOGIA

   O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) e com as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, e atua em ensino, pesquisa e consultoria. Pode compor equipes com outros profissionais, como fisioterapeutas e psicólogos.

FONOAUDIOLOGIA

   O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) e com as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, e atua em ensino, pesquisa e consultoria. Pode compor equipes com outros profissionais, como fisioterapeutas e psicólogos.

TERAPIA OCUPACIONAL
 

A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que promove prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos. 

© 2014 KIRE DINAMIC CENTER