Pediatria

A pediatria é a especialidade médica que cuida da manutenção da saúde de crianças e adolescentes, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.

Os aspectos preventivos envolvem ações como o aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.

Os pediatras fazem o diagnóstico e o tratamento de infecções, lesões, defeitos genéticos, malignidades, doenças orgânicas e disfunções. Mas, os pediatras não estão apenas preocupados com o bem-estar físico. Eles também estão envolvidos com a prevenção, detecção precoce e gestão de outros problemas que afetam crianças e adolescentes , incluindo dificuldades comportamentais, transtornos do desenvolvimento, problemas funcionais, tensões sociais e depressão ou ansiedade.

• Infectologista Pediátrico

​    A infectologia Pediátrica é uma subespecialidade pediátrica que atende as crianças e adolescentes com doenças infecciosas.

A Infectologia Pediátrica atua junto ao pediatra titular do caso, de forma integrada e com o objetivo de contribuir para esclarecimento diagnóstico e/ou para orientação terapêutica.

São atendidas desde as infecções congênitas até as infecções adquiridas, tanto na criança e no adolescente imunocompetentes, quanto nos imunodeprimidos.

Das infecções congênitas, as mais comuns e que necessitam de nossa atuação são: toxoplasmose ou citomegalovírus. Quanto às infecções adquiridas, auxiliamos o médico titular nas infecções não usuais, assim como nas infecções comuns que estejam com evolução não satisfatória, para crianças ambulatoriais ou internadas. São acompanhados também os casos de febre de difícil diagnóstico, como os de febre de origem indeterminada.