Nutrição

A alimentação torna-se fundamental para a nossa sobrevivência e para o nosso bem-estar. No entanto, nem sempre ao longo da vida nos alimentamos de forma correta, o que pode trazer diversos problemas e diminuir a qualidade de vida. Por isso, cuidar da alimentação é importante, se quisermos trazer benefícios para a nossa saúde. Aliás, ter uma alimentação saudável e balanceada aliada à prática de atividade física é uma das principais recomendações para quem quer aumentar a qualidade e expectativa de vida.

Para que se possa ter ciência sobre os alimentos mais adequados à uma dieta saudável, é fundamental ter alguns conhecimentos de Nutrição. Mas, qual é areal importância da nutrição no nosso dia a dia? Que tipo de alimentos devem ser ingeridos para se ter uma alimentação saudável e equilibrada? A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e controla a relação do homem com o alimento visando o bem-estar e a saúde do indivíduo. Cada alimento possui nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do corpo humano. No entanto, nem sempre sabemos o que é mais saudável, e muitas vezes recorre-se a dietas da moda para tentar obter o resultado desejado.

Uma dieta ideal inclui a ingestão de carboidrato, proteína, lipídios, vitaminas e minerais, por isso, retirar completamente os carboidratos ou as proteínas do cardápio, por exemplo, não é recomendável, já que nenhum grupo isolado de alimento apresenta todos os nutrientes necessários para a saúde.

Para evitar que a dieta seja feita de forma inadequada, o ideal é buscar a orientação de um Nutricionista. Além de estar apto para promover a atenção à saúde, o nutricionista desenvolve ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto esfera individual como coletiva, dentro dos mais altos padrões de qualidade e princípios éticos.

O atendimento clínico nutricional na Kire Fisioterapia é realizado de forma criteriosa, onde conhecemos a história do paciente, os hábitos adquiridos desde a infância, ritmo intestinal, ingestão hídrica, gostos e preferências alimentares, rotina diária e horários. Após isso detalhamos o consumo alimentar e fazemos a avalição antropométrica completa onde detectamos os pontos que devem ser melhorados para alcançarmos o seu objetivo, seja ele, ganho de massa, perda ponderal ou apenas reeducação alimentar.

Nutrição Fitoterápica

Fitoterapia - é o método de tratamento caracterizado pela utilização de plantas medicinais em suas diferentes preparações.

Diversas pesquisas científicas realizadas comprovam que o "tratamento vegetal" oferece soluções eficazes e mais baratas para o tratamento de doenças. A Fitoterapia é comumente utilizada no combate doenças infecciosas, disfunções metabólicas, doenças alérgicas e traumas diversos.

Nutrição x Câncer de Mama

O Câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais atinge as mulheres no mundo e até por isso tão temido entre elas. Diagnóstico e Tratamento Precoce é muito importante para o bom prognóstico da doença. Porém, a PREVENÇÃO ainda é o melhor remédio.

Falando em prevenção, fatores de risco para o denvolvimento do câncer de mama devem ser considerados, e dentre eles, destacam-se os aspectos ambientais, nos quais os fatores dietéticos são muito importantes. O excesso de peso pode ser um dos fatores de risco para incidência desse tipo de câncer e que mulheres obesas com câncer de mama tem maior risco de morrerem da doença. Recomenda-se uma perda de 5% a 10% do peso corpóreo ao longo de 6 a 12 meses para os pacientes com sobrepeso que estejam com a doença.

A reeducação alimentar é bem vinda, adotando-se uma dieta saudável e pobre em gordura saturada (geralmente gorduras de origem animal), lembrando que a atividade física é uma ótima forma de controlar o peso, reduzindo risco de recorrência do câncer. Uma Alimentação saudável se baseia no consumo diário de frutas, vegetais, grãos integrais; Evitando doces, embutidos, enlatados, frituras.

Segundo uma pesquisa recente feita pela Harvard School of Public Healt nos Estados Unidos, revelou que a cenoura, abobora, beterraba e batata doce são alimentos eficazes na prevenção contra o câncer de mama. Acompanharam 12 mil mulheres, 5.700 com câncer de mama e 6.300 saudáveis, que serviram de grupo controle. Após terem sua dieta controlada, constatou-se que consumir 2 porções do vegetal todos os dias reduz o risco de desenvolver a doença em até 17%%. Isso acontece graças ao betacaroteno, que protege o DNA contra a oxidação, evitando a formação de radicais livres. De acordo com o estudo tal percentual só pode ser atribuídos às mulheres na pré- menopausa.

Enfim, em comemoração ao mês das mulheres ou não, a ideia é ter uma alimentação saudável sempre.

Texto feito pela Nutricionista Ana Paula Sarmento