Otorrinolaringologista

Sem título 055.jpg

O otorrinolaringologista é o médico responsável por tratar das doenças ligadas ao ouvido, ao nariz e à garganta, além de estruturas relacionadas com eles, como a cabeça e o pescoço. Trata-se, portanto, de campo com diversas subespecialidades e que pode ter caráter tanto clínico quanto cirúrgico – incluindo nessa categoria tanto cirurgias mais simples (como as de amígdalas) até as mais complexas (como as de tumores da base do crânio).

A princípio, as funções de um otorrinolaringologista podem parecer amplas e um tanto vagas, especialmente para pacientes que dispõem de pouco tempo para se consultarem em relação a determinados sintomas e, assim, detectarem e tratarem doenças a tempo.

Por ser um campo de estudos na medicina que se expandiu bastante nos últimos 50 anos, há uma ampla gama de especialidades e de subespecialidades que podem ser diagnosticadas prontamente por meio do exame físico. Dessa forma, sintomas comuns como problemas com audição, dores nas costas ou congestões nasais, podem ser abordadas de forma prática, sem prejudicar a agenda do paciente.

Por fim, destacamos que sempre que sintomas como os descritos a seguir se manifestarem, é hora de procurar o auxílio de um otorrinolaringologista:

• Dor de garganta ou dificuldade para engolir;

• Dor ou desconforto nos ouvidos;

• Dor de cabeça ou na face;

• Zumbido nos ouvidos;

• Má qualidade do sono;

• Problemas de equilíbrio;

• Sangramento nasal;

• Rouquidão;

• Secreção nos ouvidos;

• Redução da acuidade auditiva;

• Coriza intensa;

• Amígdalas aumentadas;

• Presença de cáseo nas amígdalas;

• Tontura.

Sem título 01.jpg